nota pública da fanfarra do m.a.l. sobre as relações de gênero

cropped-minadosurdo.jpg

No último domingo, dia 12 de maio, a Fanfarra se reuniu para continuar a discussão e deliberações relativas à questão de gênero do coletivo.

Nela, elaboramos conjuntamente cinco tópicos que serão seguidos daqui pra frente por todxs integrantes da Fanfarra :

1. Os posicionamentos da Fanfarra em relação a agressões de gênero cabem às mulheres da Fanfarra e é compromisso do coletivo apoiar a decisão feminina.

2. As atitudes que serão tomadas com relação às agressões serão tomadas em conjunto e terão que ser aprovadas pelas mulheres da Fanfarra.

3. Tivemos três reuniões sobre gênero e teremos mais, incluindo atividades de formação interna preparadas pelas mulheres.

4. Posições e atitudes machistas que tenham sido defendidas individualmente por integrantes da Fanfarra  – que em nenhum momento foram posições da Fanfarra como organização – estão sendo reavaliadas, discutidas e desconstruídas ao longo desse processo.

5. Não iremos trabalhar a questão de gênero somente de maneira pontual, e sim discutir isso sempre que possível, para garantir que novas agressões e desconfortos não ocorram.

Todas essas decisões foram tomadas com um único objetivo: tornar e garantir cada vez mais a Fanfarra como um espaço seguro para as mulheres que dela participam e para xs outrxs que possam fazer parte. Sabemos que ainda temos problemas mas esperamos que, a partir dessas deliberações e de maiores discussões, estes sejam resolvidos.

Atenciosamente,

Fanfarra do M.A.L. – Movimento Autônomo Libertário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*